TOURO - GOSTOSURAS OU "GOSTOSURAS"...




Olá, Guerreiros da Luz! Todos bem?


Na semana passada, escrevi um texto sobre Áries, o Carneiro de Fogo que vocês podem conferir clicando bem AQUI. Expliquei de maneira bem superficial a origem desse signo tão controverso no mundo da astrologia e falei também suas principais características, sob a ótica do hermetismo.


Para aqueles que se interessam por astrologia hermética em sua totalidade e querem transformar a própria vida a partir desses conhecimentos, vocês podem adquirir O GRANDE SIGILO HERMÉTICO, o mapa astral mais completo do mercado esotérico, clicando AQUI.


Hoje vamos continuar a Roda Zodiacal e, como os Cavaleiros de Athena, vamos passar pelas 12 Casas para encontrar o Mestre do Santuário (só os fortes entenderão...). Deixando as referências Nerd de lado, vamos ao que importa. Hoje, falaremos do Gnomo do Zodíaco. Sim, estamos falando de Touro, a Terra Fixa!



Não é necessário procurar a constelação de Touro ou Aldebaran – o olho furioso da constelação. Basta nos atermos às características climáticas que deram tema a este signo. Quando, a cada ano, durante o período que vai de 21 de abril a 20 de maio, o Sol atravessa o segundo signo zodiacal passamos para o segunda fase da primavera marcado como o Apogeu da estação.

No primeiro mês do ano (março), como dito anteriormente, os antigos povos da Revolução Agrícola devotaram seus dias em tosquiar as cabras com o intuito de comercializar as vestes mais tarde, com a chegada do Outono (Libra). Ao longo do primeiro mês, enquanto fabricavam as lãs, as chuvas de primavera molhavam a terra e fazia com que ela ficasse mais garrida.

Com a terra mais fértil, úmida e quente, a principal atividade seria nada menos que o plantio. E adivinhem qual animal era ideal para arar a terra? Isso mesmo, Guerreiros da Luz. Os Bois! Quanto mais bois o agricultor tinha, mais terras ele era capaz de semear, adubar e, mais tarde, colher (em Virgem). Os bois eram sinônimo de prosperidade, abundância e riqueza!

A ideia do boi como sinônimo de prosperidade ficou completamente entranhado no inconsciente coletivo dos povos primevos. Se vocês duvidarem dessa informação, basta dar uma olhada na estátua de Boi de Bronze nos corredores do capitalismo financeiro de Wall Street, em NY nos EUA... O forte boi que ara a terra e garante o sustento e a riqueza é, sim, o símbolo da prosperidade.


O hieróglifo do signo estiliza a cabeça e os chifres do animal, o que resulta em um círculo sobreposto por uma crescente. Para a Grafologia, ele representa o peso, a inércia e a estabilidade. Na triplicidade desse elemento pesado, ele corresponde, sendo um signo fixo, ao apogeu anual do reino da terra. Se Áries representa o jogo da vida na sua origem, Touro, por sua vez, concretiza esse jogo no ovo condensador das energias do mundo, por assim dizer. Se o primeiro é a cabeça dotada de energia propulsora, como o espermatozoide (essência), o segundo é o corpo fixador e cristalizador. Como o óvulo em receptáculo.


Do ponto de vista do hermetismo, o signo de Touro vem após Áries, pois, seguindo a Árvore da Vida, temos o elemento Fogo, em seguida o elemento TERRA, Ar e Água; e nas Qualidades temos Cardinal, FIXO e Mutável. Assim, seguindo a ordem hermética, depois de Fogo (Vontade) Cardinal (Espírito) que é Áries, temos a Terra (Concretização) Fixa (na Matéria). A palavra-chave para este signo é ADMINISTRAÇÃO.


A Energia de Concretização na Matéria (ou Terra Fixa) tem como Planeta Regente a deusa do amor e da fertilidade. Para os gregos é a deusa Afrodite; para os yorubás africanos é Oxum; para os sumérios é Inanna/Ishtar/Astarte; e finalmente para os romanos, temos Vênus. Para os Cabalistas, a Esfera de Netzach representa o aspecto das emoções e das paixões, cujo Vício/Defeito é a Luxúria e a Virtude Cardeal é a Temperança. Este planeta alquímico rege Touro e Libra em conjunto. Em sua forma introspectiva (em Yin) é Touro e na forma expansiva (em Yang), Libra. Por essas e outras a sensualidade é uma característica marcante nos taurinos puros. Em sua lentidão, sem pressa nem pausa, os filhos de Touro conseguem seduzir as pessoas ao seu redor com facilidade quer por seu carisma, quer por sua sensualidade natural herdada por Vênus (mas são os librianos que levam a fama, haja vista que são mais expansivos que os taurinos... mas veremos isso quando chegarmos em Libra)


AS PESSOAS DE TOURO



É importante ressaltar a introspecção do signo de Touro. Por ser o Grande Yin tem fortes tendências em ser um grande acumulador e, portanto, facilidade em reter e muita dificuldade em abrir mão das coisas. Nas Oitavas Baixas temos os avarentos, acumuladores, materialistas exacerbados, preguiçosos, tímidos em excesso, apegados e os “mão de vaca” (daí vem o termo, a propósito). Nas Oitavas Altas temos as pessoas precavidas, cuidadosas, solícitas e solidárias. Nas Oitavas Elevadas, ainda que demorem para iniciar as coisas, em seu ritmo lento, com um passo de cada vez, são os grandes administradores capazes de acumular um império com proporções bíblicas!


Taurinos puros também têm o hábito de se apegar aos detalhes (não como os virginianos, mas ainda assim). Por funcionar em marcha lenta, têm a paciência necessária a ponto de ler as letras no roda pé dos contratos, ler as bulas antes de ingerir a medicação, ler as letras miúdas das composições dos produtos (que, convenhamos, ninguém mais lê, hahaha).


Por essa vagarosidade, são excelentes administradores, pois refletem muito antes de tomar uma decisão importante... “Um passo de cada vez” é o seu lema. Mas depois que a decisão foi tomada, dificilmente volta atrás, pois examinou cada possibilidade cuidadosamente. “Teimoso” é o que um taurino escuta com frequência, mas lembre-se: “A teimosia é a persistência do chato” e persistente, constante e diligente são os adjetivos mais comuns do dicionário taurino.


A Energia de Terra Fixa, como o próprio nome já diz, é a mais densa de toda a roda zodiacal. Por isso, pessoas dotadas desta disposição energética costumam ser mais lentas, precavidas, dentro dos trilhos, não se arriscam e, por vezes, até acomodadas. Contudo, e por ser tão aterrados na matéria, possuem os 5 sentidos mais apurados que os demais. Elas ouvem melhor, gostam de perfumes, incensos e outros provocadores de sensações; apreciam uma boa massagem e um sofá grande (e uma cama Queen Size); não são muito chegadas a exercícios físicos, pois detestam ficar suadas e, é claro, adoram uma "gordice" (risos). Sim, pois seu paladar funciona muito melhor que os demais signos.


Filhos de Vênus em seu estado introspectivo (Yin), taurinos costumam uma voz forte e intensa, mas ao mesmo tempo calma, doce e profunda. Conversam de forma lenta, andam devagar e seguem seu próprio ritmo. A "vida universitária" – de correr de canto em canto, pegando ônibus ou Uber, atrasados e administrando o tempo – é uma tortura para taurinos legítimos.



No amor, costumam ter a necessidade de ter seus sentidos provocados; seja uma massagem erótica, luzes aconchegantes, uma boa música sensual, incensos e perfumes, e depois da transa é a hora de comer bastante! Taurinos necessitam de conforto. Por esta razão procuram parceiros que lhes proporcionem a sensação de estabilidade e segurança (inclusive emocional). Não necessariamente procuram por uma pessoa rica, mas com o mínimo de condições possível para que não haja riscos em seu conforto material.


O HOMEM DE TOURO


Nele, o amor e bondade são um só. Quer seja, segundo seu tipo planetário, um calmo e temperamento fleumático ou transbordante cheio de exigências, ele envolve, adula, mima, cumula de afeições sua companheira, a quem ele tem rigorosamente como sua metade. Sua bondade natural faz dele um companheiro “boa-praça”.


Satisfeito, sua docilidade às vezes chega a parecer uma servidão. Em troca, não aceita nem perdoa uma decepção e pode tornar-se amargo, refletindo até em seu aspecto físico – ficando visivelmente cansado emocionalmente; aparecendo olheiras e costas curvadas.

É ciumento, mas não possessivo (nas oitavas altas). Para o homem de Touro, a fidelidade é algo fundamental e um pré-requisito. E sua capacidade de reter as coisas faz com que queira reter sua parceira – e se por ventura desconfiar que ela o está traindo, vai se fechar em seu mundo para procurar as evidências da traição. E quando termina uma relação, chora lágrimas de sangue, mas não hesita em fazê-lo, caso julgue necessário.


A MULHER DE TOURO


Realizada, a mulher de Touro é, em geral, uma esposa doce e calma, dona do lar. Ela tem no rosto o frescor primaveril, da guloseima. Ela ama a natureza, as flores, as ervas, os chás. Uma mulher fecunda e muito maternal. Ela é lenta para se apaixonar sob uma grossa casca terrestre e tem necessidade de um companheiro calmo e prudente.


Para ela a questão sexual também é um capital – não uma moeda de troca, mas algo que possa também ser administrado. Jamais transará com seu marido ou namorado se ele for o culpado por sua tristeza, frustração ou raiva. O despertar de sua sensualidade pode ser precoce, aliás.


Aí está o porquê as taurinas não nasceram para ser amantes, pois têm a paciência e a capacidade de reter um parceiro, de fixá-lo. Sexo casual, ainda que o faça de quando em quando, não se sente à vontade com a ideia. Ou está solteira de fato e curtindo a companhia das amigas, ou está procurando alguém que julgue digno para fixa-lo em seu mundo e dedicar-se a ele.


OS PLANETAS EM TOURO


SOL EM TOURO – Desperta em Essência as principais características de Touro. Procura uma estética ou uma ética de sua natureza sensual e apaixonada (dionisíaca).


ASCENDENTE EM TOURO – No palco da vida a pessoa manifesta as características taurinas como forma de ego. Gosta da ideia de ser vista como tal.


LUA EM TOURO – Em seu íntimo tem a necessidade de estabilidade e conforto. É amante da vida simples e da natureza, cheio de valores naturais.


MERCÚRIO EM TOURO – Pensa de maneira lenta, porém extremamente administrativa e responsável. Com pensamentos práticos e objetivos, nada para ele tem serventia se estiver apenas no plano das ideias. A não-concretização das ideias o atormenta.


VÊNUS EM TOURO – É o tipo voluptuoso, charmoso, amoroso, pleno de vigor, feito para os alimentos terrenos. Aqui o Planeta Regente acentua sua sensualidade e sede de sexo ao máximo.


MARTE EM TOURO – Este é o tipo excitável, sujeito a tempestades interiores ou exteriores: fortes paixões, transbordamentos, desencadeamentos instintivos, que afrontam o lado bestial e selvagem da natureza taurina.


JÚPITER EM TOURO – É uma pessoa de terra voltado para a terra. Uma pessoa um pouco dura e chega a ser vulgar. Sua vitalidade é alegre e compulsiva, com um senso terreno muito acentuado. Apetite para prazeres, bens materiais, sexo, vinhos, frutas... um lado bem dionisíaco.


SATURNO EM TOURO – Representa o tipo pacífico, meditativo, sério, passando uma vida inteira no mesmo tema, ou no mesmo tom.


TOURO E OS DEMAIS SIGNOS.


TOURO E ÁRIES – Não têm pontos em comum e são estranhos um ao outro, mas podem ser úteis reciprocamente; um trazendo dinamismo e o outro a estabilidade.


TOURO E GÊMEOS – São tão distantes um do outro quanto o pesado e o leve, a constância e a instabilidade... Podem encontrar um ponto em comum, mas com dificuldades.


TOURO E CÂNCER – Convivem facilmente em simpatia, se desenvolvem numa simplicidade pacífica, ainda que o sonho canceriano não se acomode quase nunca ao realismo instintivo do taurino.


TOURO E LEÃO – Mais se machucam, se chocam que se complementam. Mas no trabalho, como fixos, enquanto Leão lança o produto, Touro administra.


TOURO E VIRGEM – Simpatizam-se mutuamente, sobretudo no trabalho, e não deixam de defender interesses em comum, afirmando todo seu lado prático.


TOURO E LIBRA – Representam as afinidades venusianas da sensibilidade e da bondade, mas por trás dos gostos comuns, surge um ser instintivo e outro refinado e decadente. Tensão sexual gigante entre ambos, mesmo quando são apenas amigos.


TOURO E ESCORPIÃO – São o choque entre antagonistas, ou então o tortuoso casamento de complementares. Esses dois signos se atraem irresistivelmente com uma tensão sexual ainda mais intensa que o anterior. Jamais são indiferentes entre si.


TOURO E SAGITÁRIO – Podem se dar muito bem numa espécie de comunhão dionisíaca da vida; o contato entre eles é saudável, mas sempre superficial. Quando se aprofundam é por questão de lógica.


TOURO E CAPRICÓRNIO – Realizam uma substancial associação e, juntos, estabelecem empreendimentos sólidos, construindo verdadeiros impérios.


TOURO E AQUÁRIO – São antípodas; enquanto a característica de um é o enraizamento passional, a do outro é liberdade individual. Dificilmente se atraem.


TOURO E PEIXES – Nem sempre chegam a se compreender; juntos formam um mundo estranho – um materialista e outro espiritualista. Mas podem se entender no campo sexual.


Obviamente, essas são afirmações genéricas. Precisamos analisar os mapas envolvidos para se ter uma análise mais profunda.


PERSONALIDADES COM CARACTERÍSTICAS DE TOURO EM EVIDÊNCIA


Sigmund Freud (o curioso, angustiado e ansioso pai da psicanálise. Sua capacidade de retenção fez dele um avô com uma família gigante); Jean Gabins (ficaríamos decepcionados se Gabin não fosse taurino! Nas telas, o ator é o mais puro exemplo de Touro); Adolf Hitler (esse não vou comentar. Dedicarei um post somente para esta figura assombrosa...); Karl Marx (em Marx encontramos a marca de Touro se afirmando pelo aspecto realista e senso crítico... Outro que merece um post somente pra ele); Dorival Caymmi (a afetividade e a sensualidade são constantes nas composições do músico. A paixão quase física de Caymmi pelo mar é devida à Conjunção Marte-Netuno em Câncer); Delfin Neto (a tendência de acumular tantos bens e valores como gorduras é própria de seu signo solar)


Esses são alguns exemplos de como os signos se manifestam inexoravelmente nos indivíduos.


Na semana que vem, falaremos do Baile de Máscaras do Zodíaco, GÊMEOS. Espero que tenham gostado desse post. Dêem like, comentem e compartilhem para aquele taurino que precisa ler isso. Ajude-nos a fortalecer o Portal Ilumina Terra - o Facebook do Bem!


Gratidão e até a próxima semana.


AUGUSTO ANDRADE

Facilitador hermético e PONTO!





Posts Em Destaque