“A JORNADA DO HERÓI E A ASTROLOGIA HERMÉTICA”

1-Jul-2019

O objetivo máximo da astrologia, sob a luz do hermetismo é muito mais simples do que se possa imaginar. E por tamanha simplicidade, muita gente acaba complicando e escorregando nessa facilidade. Para fins didáticos, é preciso ter consciência do que seria o conceito de Jornada do Herói.

 

Na segunda metade do séc. XX, um antropólogo chamado Joseph Campbell viajou o mundo e pesquisou a respeito das várias mitologias do planeta. Ao fim de sua pesquisa, Campbell percebeu que havia um fio condutor invisível que dava ordem a todas as narrativas mitológicas dos povos que ele teve contato. E, baseado nos pensamentos de Carl Jung, o antropólogo constatou que algo estava impregnado no inconsciente coletivo da humanidade. Essa linha invisível que dava estrutura às narrativas mitológicas, ele apelidou carinhosamente de “Monomito”, ou mito único.

 

 

Para Campbell, todos os mitos eram dotados de uma única Jornada, que o herói em questão, passava pelos mesmos desafios, enfrentava os mesmos reveses para, enfim, sobrepujar um mal existente em si mesmo e, dessa forma, ele transformava o mundo ao seu redor. Foi assim que Joseph Campbell escreveu o livro mais importante do séc.XX – “O Herói de Mil Faces”. Nessa obra, como dito anteriormente, ele reúne os mais diversos mitos e seus arquétipos – Hércules e seus doze trabalhos; Innana e sua busca por Dumuzi; Buda e a Árvore Boddhi; Jesus e suas Três Tentações, etc, etc, e etc...

 

Anos mais tarde, um diretor de cinema – que era aluno de Campbell – resolveu pôr em prática a teoria de seu professor nos roteiros de seus filmes. Esse aluno não era ninguém menos de George Lucas. Desnecessário dizer o sucesso que a obra Star Wars teve ao redor do mundo... Até hoje esse legado nos mostra a potência de sua história.

 

Outro roteirista de cinema chamado Christopher Vogler também teve acesso aos estudos de Campbell e escreveu obras como “O Rei Leão”, “Alladin” e “A Pequena Sereia”. Depois de um sucesso atrás do outro – e depois das pessoas muito o questionarem sobre o segredo da escrita – Vogler escreveu um livro muito aclamado chamado “A Jornada do Escritor”, onde ele aborda os ensinamentos de seu professor, mas de uma maneira menos técnica e mais acessível, voltado para aspirantes a escritores.

 

O ponto chave desse assunto é que “A Jornada do Herói”, para o autor, trata-se de uma iniciação, de uma jornada interior com o propósito do autoconhecimento. O herói sempre vive em uma vida comum até que recebe um “Chamado para a Aventura” e atravessa um “Mundo Especial ou Mágico” onde suas habilidades são testadas. O herói sente o gosto da morte no momento crucial, ressuscita (simbólica ou literalmente), enfrenta e derrota o Vilão e retorna ao seu antigo mundo com uma nova perspectiva, num nível mais elevado de consciência.

Do ponto de vista psicológico, a ideia dos inimigos, os desafios e as dificuldades nada mais são do que exteriorização dos nossos próprios medos e inseguranças a serem vencidos. Trata-se, portanto, de uma jornada interior.

 

 

E a astrologia hermética não é diferente. Ela tem o mesmo propósito. Fazer um mergulho interno por meio dos Planetas Alquímicos através dos Signos correspondentes. Devemos, portanto, enfrentar cada Defeito Alquímico de cada Planeta e encontrar nossa Essência e, a partir disso, realizarmos nossa Grande Obra, por meio da nossa Verdadeira Vontade. Essa é a verdade última da Astrologia – nos ajudar, através dos signos e elementos, a atravessar os 7 Portais simbólicos existentes em nossa psique e nos elevarmos acima de nós mesmos e realizarmos nossa Revolução Humana. Essa é a importância do hermetismo em nossa vida diária.

 

Gratidão.

 

AUGUSTO ANDRADE - Facilitador Hermético e PONTO

 

 

Compartilhar no Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

“A JORNADA DO HERÓI E A ASTROLOGIA HERMÉTICA”

1/7
Please reload

Veja também
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2020 por Ilumina Terra. Todos os direitos reservados.   Brasil | iluminaterra.contato@gmail.comContato | Política de Privacidade

  • w-facebook
  • White YouTube Icon
  • Google+ - White Circle